Entenda a diferença entre os sistemas ERP e BPM

Entenda a diferença entre os sistemas ERP e BPM

Sitema ERP

ERP significa Enterprise Resource Planning que traduzindo significa Planejamento dos Recursos da Empresa.

ERP é um sistema de gestão empresarial que tem por objetivo fazer a integração e automatização das informações e processos entre todos os setores da empresa em uma única plataforma. Também organiza e controla todas as informações da empresa de forma rápida e precisa com a disponibilidade de comunicação entre si.

O ERP traz benefícios de vantagens na diminuição dos custos gerenciais, maior agilidade nos processos, confiabilidade de dados e possibilidade de visão geral das informações da empresa, assim como, ganhos financeiros e de produtividade.

Sendo assim, pode-se dizer que o ERP coordena o fluxo de informações entre todas as funções empresariais dentro da empresa. Além de oferece aos gerentes uma visão integrada em tempo real dos principais processos de negócios, facilitando o desenvolvimento de gestão e a tomada de decisões.

Sitema BPM

BPM vem de Business Process Management e sua tradução é Gerenciamento de Processos de Negócio.

O sistema BPM é um sistema que reúne diversas ferramentas com o propósito de monitorar e controlar o desenvolvimento, andamento e conclusão dos processos, bem como medir a eficiência dos recursos aplicados para a gestão de tais processos.

O gerenciamento de processos é mais que uma solução tecnológica, pois quando implementa torna-se uma poderosa ferramenta que viabiliza a transformação da a insatisfação nos resultados alcançados em melhorias efetivas para a sua organização.

Além do gerenciamento de processos através de seus componentes – tarefas, pessoas, máquinas e softwares, o BPM conta com ferramentas que permitem também a extração precisa dos custos, tempo e consumo de recursos inerentes a cada um destes componentes.

Em resumo, ambos os sistemas estão focados para apoiar na gestão e obter vantagens que diferencie a empresa no mercado para obtenção de lucros.

Portanto, como visto no decorrer desse texto, a diferença entre eles está no foco no direcionamento da gestão.

Enquanto o ERP objetiva a integralização das informações, englobando todas as áreas da organização para um gerenciamento geral, o BPM visa o controle e medição de desempenho de cada setor dentro organização.

Espero que este artigo tenha esclarecido a principal diferença entre os sistemas ERP e BPM e possa ajudá-lo a escolher o melhor para o objetivo do negócio.

E em caso de dúvidas deixe seu comentário ou entre em contato conosco, será um prazer respondê-lo.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais.
Fundador e COO

Sócio fundador da VACP com mais de 10 anos de experiência em Implantação de Controladorias, Administrador de Empresas e Professor Acadêmico há 7 anos.

Posts Relacionados

Escreva seu comentário

Traduzir »