Guia rápido: Como adotar um método para melhorar seus resultados

Guia rápido: Como adotar um método para melhorar seus resultados

Profissional apontando soluções pelo monitor aos parceiros de trabalho

1-Conhecendo o problema

Um problema é todo resultado indesejável de um processo, como por exemplo:

  • Um desvio ou não atendimento as características de qualidade de um produto.
  • Uma situação com probabilidade ou ocorrência de acidente.
  • Uma situação que gere esforços excessivos ou insatisfação das pessoas.
  • Uma situação que onere os custos do processo.
  • Falhas ou defeitos que se repetem em máquinas e equipamentos.
  • Dificuldade para execução de um processo.
  • Impossibilidade de manutenção dos cinco sensos nas áreas.
  • Possibilidade de interação com o meio ambiente de forma a impactá-lo.
  • E outros.

2-Definição de melhoria de processo

Abrange qualquer alteração que proporcione ganho de qualidade, produtividade, volume de produção, redução de custos, conforto e segurança. Segue alguns exemplos:

  • Layout.
  • Eliminação de tarefa desnecessária.
  • Adaptação na máquina/equipamento.
  • Aperfeiçoamento da iluminação.
  • Redução de ruídos.
  • Melhoria na postura do operador.
  • Segurança coletiva ou individual.
  • Diminuição de resíduos ou desperdícios.
  • Aumento no conforto dos funcionários.
  • E outros.

3-Desenvolver um projeto:

a)    Para desenvolver um projeto: escolha o problema.
b)    Para resolver o problema: você deve utilizar uma ferramenta da gestão de qualidade que chamamos de PDCA.

PLAN -> DO -> CHECK -> ACT
PLANEJAR -> EXECUTAR -> CHECAR -> AGIR

  • PLAN: Planejar as atividades que deverão ser realizadas depois de definir as causas do problema.
  • DO: Fazer as atividades planejadas com ações que garantem qualidade (por a mão na massa).
  • CHECK: Checar a fidelidade das atividades executadas mediante as ações planejadas.
  • ACT: Agir sobre o resultado diferente do plano de ação, recorrendo à medida de ajustes, caso contrário apenas seguir o padrão estabelecido.

O conceito do ciclo PDCA evoluiu ao longo dos anos vinculando-se também com a ideia de que, uma organização qualquer, encarregada de atingir um determinado objetivo, necessita planejar e controlar as atividades a ela relacionadas.

Não há previsão do fim do ciclo, a cada ciclo finalizado inicia-se outro ciclo novamente até a empresa identificar o melhor padrão de qualidade, e a partir disso, aprimorar sempre seus processos.

No entanto, com uma concorrência mais acirrada e consumidores cada vez mais exigente, as empresas estão tomando consciência da importância da gestão da qualidade e procuram a implantação de ferramentas para manter-se no mercado.

Em sumo, o PDCA é uma das ferramentas mais aplicadas por apresentar uma estruturação simples e clara a ser seguida, além de unir conceitos administrativos com etapas bem definidas e de fácil compreensão pelos gestores.

Espero que este artigo sirva de apoio para você alavancar seus objetivos e resultados.

E caso não saiba por onde começar a VACP pode te ajudar nisso. Entre em contato conosco que teremos o prazer em atendê-lo.

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Fundador e COO

Sócio fundador da VACP com mais de 10 anos de experiência em Implantação de Controladorias, Administrador de Empresas e Professor Acadêmico há 7 anos.

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