Software de BI: considerações antes de implementar em sua empresa

KW: software BI

Inteligência de Negócio (Business Inteliggence), é um conjunto de conceitos que estão, cada vez mais, sendo incorporados nas organizações. Porém, muitas vezes são implementados sem o levantamento correto de requisitos, o que os torna menos eficientes e reduz a assertividade de seu negócio.

Por isso, para te ajudar a compreender como é possível otimizar a utilização de BI na sua organização, a seguir será elencado alguns pontos que podem ajudar na escolha do Software de BI.

Fatores de Escolha para o melhor software BI

A necessidade de uso da Inteligência de Negócio, se dá quando o número de informações atinge um patamar onde os usuários não conseguem analisar seus dados somente com emissão de relatórios convencionais ou planilhas. Consequentemente, as informações não chegam de forma rápida e automática aos responsáveis.

Porém, para a implementação do melhor software de BI, é importante avaliar o cenário que estão organizados os controles e setores geradores de informações. Assim, você conseguirá determinar qual é o melhor para sua empresa.

Veja só:

 

Velocidade

O Servidores são responsáveis por processar as informações. Portanto, para alcançar seu verdadeiro benefício, é preciso estar com elevada capacidade de processamento de dados ou possibilidade de escalar os servidores. Uma sugestão é utilizar servidores na nuvem.

Outro ponto é a modelagem de dados. Uma requisição de análise de informação passa por várias etapas até ser retornado na tela, entre ela está a modelagem de dados.

Saiba mais sobre Modelagem de Dados. (https://www.linkedin.com/pulse/o-papel-da-controladoria-e-ti-na-intelig%C3%AAncia-modelagem-coturi/)

Disponibilidade

Outro passo importante é garantir a disponibilidade dos dados. Podemos separar em dois pontos:

  • Manter as informações em servidores que não percam conexão ou apresentem falhas;
  • Organizar os setores para que as informações estejam disponíveis até o horário combinado, para que sejam apreciadas.

Veracidade

As informações devem estar bem checadas antes de serem consumidas. Nesse papel é muito importante o apoio da controladoria, a fim de mitigar riscos de classificação e inconsistências nas informações.

Saiba como a controladoria pode ajudar a manter veracidade das informações.

(https://www.linkedin.com/pulse/atua%C3%A7%C3%A3o-da-controladoria-como-%C3%BAnica-vers%C3%A3o-verdade-peres-jean-coturi/)

Unicidade

É importante inicialmente verificar quais são informações primárias e segundarias, para que não haja redundância de informações. Afinal, se uma informação é utilizada duas vezes por setores diferentes, essa informação deve ser modelada no BI uma única vez. Entretanto, a métrica ou consumo dessa informação pode ser feita de diferentes formas. Fique atento a isso!

Facilidade de uso

O software de BI deve ser de fácil uso e com características de arrasta e solta (Drag Drop). Assim, esse processo facilita o entendimento do usuário na hora de construir os Relatórios ou Dashboards. O Software BI deve ter uma comunidade grande e que possa ser consultada, através de fóruns para tirar dúvidas. Além disso, é importante encontrar mão de obra qualificada para a sua operação. Afinal, é possível que você tenha que substituir ou, até mesmo, ampliar a equipe de BI em algum momento.

Custo Benefício

Vamos iniciar esse texto com o seguinte dizer: “Quanto custa uma informação errada?”. Pode-se observar que o gasto não se restringe à geração da informação incorreta, em si. Também, você acaba tendo custos sobressalentes se tomar uma decisão errada, baseado na informação incorreta obtida.

Infelizmente, não existe software BI barato. As ferramentas atuais do mercado vendem muitas facilidades, dizendo ter um baixo preço de compra. Porém, quando se soma todo o processo de extração, tratamento, carregamento, modelagem e exibição, acabam por se tornar caras. Além disso, se algum processo for mal implementado acaba-se tornando algo perdido, pois será mais fácil fazer novamente do que tentar arrumar.

Softwares

Os principais softwares de mercado, segundo Gartner, são:

Dica Importante para te ajudar a definir seu software BI

Essas ferramentas, para alcançar melhores resultados, devem ser utilizadas juntamente com um DW (Data Warehouse) ou um banco intermediário de análise estruturada.

Para se ter uma ideia, o Power BI sai de uma licença usuário pró de 9,99 dólares para 5.000,00 dólares/mês Premium, pois acontece, que se o conceito de BI for mal implementado pode manter os relatórios lentos, levando a empresa a ter que solucionar esse problema melhorando os servidores web e dedicados.

Veja uma solução combinada com o Power BI que irá agilizar as rotinas de implementação de Inteligência de Negócios. (https://www.linkedin.com/pulse/otimizando-rotinas-de-controladoria-melhores-e-peres-jean-coturi/

Além disso, outro ponto importante a ser considerado, é que a empresa aplique treinamentos recorrentes sobre extração, tratamento, carregamento, modelagem e exibição. Assim, é possível manter a equipe sempre preparada para novos conceitos e tecnologias.

 

Se você sabe de mais algum ponto que pode ajudar na implantação de Inteligência de Negócios, adicione nos comentários.

 

E por favor, curta e compartilhe para seus colegas. Ajude nosso trabalho!

 

Um forte abraço.

 

Peres Jean Coturi

Sócio fundador da VA Control & Performance e Custec – Tecnologia de Cálculos Empresariais, Professor Acadêmico, com mais de 10 anos de experiência em Implantação de Controladorias. Graduado em Administração de Empresa e MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA) e MBA em Agroenergia pela Esalq-USP.

Fundador e COO

Sócio fundador da VACP com mais de 10 anos de experiência em Implantação de Controladorias, Administrador de Empresas e Professor Acadêmico há 7 anos.

Escreva seu comentário