Características do Custeio ABC
O custeio ABC se caracteriza por obter as atividades empenhadas em cada fase de processo até o produto final, este procedimento permite analisar todos os recursos e suas decomposições, viabilizando a avaliação dos meios para se chegar ao produto ou serviço. Dessa forma, considera-se este o método o mais adequado independente do segmento da empresa.
Atualmente os ERPs são incapazes de produzir uma organização de dados direcionados ao custeio ABC, então antes de qualquer trabalho, faz-se necessário as extrações de dados dos sistemas, classificá-los separadamente da característica dos dados e calculá-los em um sistema específico. Esse procedimento visa organizar as informações para facilitar e agilizar a execução do cálculo de custeio.
Aplicação do Custeio ABC
Receitas: são resultantes dos tipos de produtos e serviços;
Impostos: são relacionados a tributação geradas pelas receitas;
Administração: são gastos gerados pelo esforço necessário de itens não relacionados diretamente à produção e serviços;
Auxiliares: são todos os meios imprescindíveis para obter os produtos e serviços, ao final do processo de custeio estes são distribuídos para os centros produtivos;
Produtivos: são relacionados aos produtos e serviços da empresa;
Financeiro: são relacionados aos pagamentos de instituições financeiras;
Investimentos: são relacionados aos desembolsos com expectativa de retornos futuros.
Cálculo do Custeio ABC
1º Dados de Produções: Todo o centro de responsabilidade tem que possuir obrigatoriamente uma produção, para isto deve-se entender qual o objetivo do setor, processos ou atividades e também identificar a unidade comum aplicada.
2º Recursos Diretos: Todo o centro de responsabilidade possui recursos, como combustível, materiais, mão de obra, gastos gerais e outros. Logo, os gastos são obrigados a serem importados por centro e conta contábil, e se caso for preciso, um nível de abertura maior pode ser determinado, adentrando o item do recurso.
3º Recursos Indiretos: Também chamados de direcionadores de custos, esses recursos são extraídos dos sistemas de apontamentos que controlam as produções e os recursos utilizados de máquinas e pessoas.
4º Cálculo: Realiza-se um cálculo sequencial, onde para os centros com recursos diretos são calculados os valores monetários por meio da multiplicação do preço e quantidade. Para os centros e seus recursos indiretos são importadas as quantidades, mas ainda não é possível calcular os valores monetários pela falta dos preços, que serão gerados na sequência do cálculo. Os valores já gerados pelos recursos diretos são divididos pela produção do centro, o qual obtém um custo unitário, esse item se tornará o preço dos recursos indiretos.
5º Relatórios: Com o cálculo obtido é possível realizar diversas combinações de resultados. São criados Dashboards das principais e mais importantes informações a serem apresentadas.