Software de BI: considerações antes de implementar em sua empresa

KW: software BI Inteligência de Negócio (Business Inteliggence), é um conjunto de conceitos que estão, cada vez mais, sendo incorporados nas organizações. Porém, muitas vezes são implementados sem o levantamento correto de requisitos, o que os torna menos eficientes e reduz a assertividade de seu negócio. Por isso, para te ajudar a compreender como é possível otimizar a utilização de BI na sua organização, a seguir será elencado alguns pontos que podem ajudar na escolha do Software de BI. Fatores…

Saiba o que é a “Gestão 4.0” e suas aplicações para tomada de decisão.

Entendendo um pouco de conceitos 4.0 Todos os setores estão entrando na quarta revolução, chamada de revolução 4.0. Isso advém das evoluções industriais como aplicação IOT (internet das coisas) sensores, computação em nuvem, Inteligência Artificial e que acabam por empregar mais tecnologia em todas as áreas, como agricultura, bens de consumo e serviços. Sendo assim, as máquinas estão atuando na produção de forma cada vez mais autônomas. Além disso, recursos como a telemetria em tempo real, informações de comportamentos de…

Power BI: conheça a revolução em automação e geração de relatórios

O Power BI é um software de inteligência de negócio desenvolvido pela Microsoft, que vem ganhando espaço em diversas empresas e segmentos. Afinal, com essa ferramenta é possível criar insight, automatizar relatórios, enviar e-mail automaticamente, exportar para Power Point, entre outras necessidades corriqueira da gestão de negócios. Vamos entender melhor como ele funciona! Power Bi e Excel Atualmente, o Excel é a ferramenta mais utilizada dentro das organizações, devido à facilidade de manipulação de dados e criação de modelos matemáticos,…

Como implementar custeio ABC na Indústria

Já ouviu falar sobre custeio ABC? Saiba quais as vantagens de implementar essa ferramenta em sua indústria. Custeio ABC (Activity Based Costing) O Custeio ABC é uma importante ferramenta de gestão de custos, pois fornece informações gerenciais de qualidade superior aos métodos tradicionais. Sendo assim, o custeio ABC se caracteriza por obter as atividades empenhadas em cada fase de processo até o produto final. Dessa forma, este procedimento permite analisar todos os recursos e suas decomposições, viabilizando a avaliação de…

Porque implementar controladoria em sua organização.

O que é a controladoria? A controladoria é fundamental na manutenção e ganho de valor das empresas ao longo do tempo. Além de subsidiar os gestores com informações corretas que permitam tomarem decisões mais precisas, é considerada uma posição de “staff”, exercendo um papel de predição e análise de negócios. Com isso, ela permite antever possibilidades de resultados, modelagem de estratégias e acompanhamento das premissas planejadas. Quais as atividades a serem desenvolvidas para implementação da controladoria? Existem diversas formas de…

Diferença entre Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA).

  Muitos conhecem o conceito de BI, ou Inteligência de Negócio, que combina várias técnicas de modelagem e apresentação de dados, para apoiar o processo de tomada de decisão. Veja mais detalhes no artigo http://vacp.com.br/o-papel-do-business-intelligence-dentro-da-controladoria/ Porém, um conceito que está crescendo no mercado é o BA ou Análise de Negócio. Essa técnica combina, além do BI, várias ferramentas para apoiar a tomada de decisão. Sendo assim, o BA é muito mais amplo que o BI, pois realiza uma análise preditiva de dado,…

A Atuação da Controladoria como “Única Versão da Verdade”

Um dos atributos da controladoria é garantir a veracidade das informações. Por isso, mostra-se importante a centralização de todas as informações nessa área para que sua veracidade seja aferida e assim chegarem confirmadas aos players do negócio. É comum as diversas áreas da empresa copilarem informações por meio de: pedidos de compras, notas fiscais, requisições, fluxo de caixa entre outros. Entretanto, no dia a dia muitas informações são geradas ou classificadas erroneamente. Esse processo, acontecendo, sem uma auditoria final acaba…

A importância do estudo de viabilidade antes do “start” da produção

Pessoas sentadas em volta de uma mesa durante uma reunião.

Produzir, mas a que custo? Essa pergunta é determinante para que as empresas possam atingir a solvência. Isso porque, muitos executivos têm foco somente na produção, o que acaba por extrapolarem os gastos necessários para atingir tal objetivo. É importante em primeiro lugar analisar que quantidade não está associado a lucratividade, e que, é possível obter um fluxo de caixa maior produzindo menos. Visto que, algumas atividades que são necessárias para alcançar elevados picos de produção, podem ser geradoras de…

Entenda sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa Indireto

Profissional iniciando o Fluxo de Caixa Indireto em um bloco de nota sob uma mesa e com calculadora ao lado.

Sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 03, que trata sobre a DFC – Demonstração dos Fluxos de Caixa, o objetivo desta demonstração é trazer informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade proporcionando aos usuários das demonstrações contábeis. Em outras palavras, uma base para avaliar a capacidade da entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. Importante salientar que a…

A importância dos KPIs na gestão de custos

Colaboradores analisando o KPIs da empresa no laptop.

O que são KPIs? Os Indicadores-Chave de Desempenho, também conhecidos como KPIs – Key Performance Indicators, são ferramentas de gestão usados para verificar o nível de desempenho ou de sucesso de uma organização em uma meta específica ou geral, contribuindo para o acompanhamento de forma sistemática dos objetivos, a fim de que os gestores possam verificar se estão no caminho certo. Em geral, agem como um conjunto de indicadores que medem a performance de uma organização em suas áreas de…