Qual o perfil do Controller e suas atribuições ao negócio

Qual o perfil do Controller e suas atribuições ao negócio

Atuação

O Controller atualmente faz o papel do contador moderno, porém com atribuições mais específicas a melhoria de resultados. Enquanto a contabilidade tem “olhos” voltados para o passado, a controladoria se volta para o futuro.

Um bom controle aspira melhorias constantes nos resultados dos negócios, já que seu principal objetivo é aumentar o patrimônio do negócio.

Para que o desempenho seja satisfatório, o Controller moderno deve desempenhar um papel em todos as áreas e processo do negócio, não existe uma atribuição específica para ser um bom profissional, deve ser modelado conforme a necessidade do negócio.

Competências

O profissional de controladoria deve ter em seu currículo uma formação em áreas de administração, contabilidade, economia e até mesmo engenharia, pois é preciso atuar muitas vezes na área operacional do negócio e não somente administrativas.

Uma formação específica também é recomendada, visto que a academia básica não cobre os fatores necessários para uma boa execução de suas atividades, portando é indicado uma pós-graduação, MBA ou mestrado em controladoria e finanças.

A melhor forma de se tornar um bom profissional em qualquer área é se dedicando a conceitos e metodologias que foram aplicadas por profissionais já atuantes por vários anos na área, seja lendo livros, palestras, atualmente “lives”, ou assinando um “Newsletter”.

Ao se expor a essa temática o profissional aumenta consideravelmente suas atribuições á área de controladoria, visto que muitas vezes estamos limitados aos acontecimentos a nossa volta. A dedicação em estudos irá trazer uma nova visão aos conceitos e técnicas que são aplicados no seu dia a dia.

Atitudes

Já ouviu alguma vez a frase “As pessoas são contratadas pelas suas competências e demitidas pelas suas atitudes”, ou a frase “Contrate as atitudes e treine as competências”.

Para um Controller é muito importante lidar com as pessoas de forma participativa, a admiração é conquistada pelos resultados e não forma de atuação, porém uma atuação negativa e um resultado positivo, na minha visão são anuladas.

O profissional, portanto, deve constantemente se comunicar com os setores, fazê-los sentir-se seguros a relatar problemas e que os ajudem a resolver. Também, deve saber vender “ideias” e motivá-los para que busquem sempre melhorias.

A imparcialidade deve existir de forma a manter a boa ética e responsabilidade com suas atribuições. O Controller deve ainda ser motivador e atuante de forma a trazer todos para suas metas e objetivos.

Habilidades

Quanto ao conjunto de competências práticas um bom profissional em controlaria, deve ser alienado em análise de investimentos, matemática financeira, engenharia de produção, tecnologia da informação, sistemas de informação, tributação, contabilidade gerencial, relatórios gerenciais, técnicas de apresentação, liderança, tomada de decisão, padronização de procedimentos, melhoria de resultados, governança corporativa, indicadores de desempenho, planejamento orçamentário, plano de negócios, benchmarking e outros.

Portanto, para um profissional de controladoria vários são os desafios a serem enfrentados e uma coisa é certa “ninguém sabe tudo”. Porém, atribuídos como os destacados neste artigo certamente ajudarão o profissional a se destacar e construir uma carreira sólida, além de sobressair em cargos de liderança e tomada de decisão.

E caso tenha interesse em saber mais sobre Controller, também já escrevi sobre um artigo Controller como Gestor da Tecnologia da Informação. Confira mais detalhes importantes dessa profissão.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais.
Fundador e COO

Sócio fundador da VACP com mais de 10 anos de experiência em Implantação de Controladorias, Administrador de Empresas e Professor Acadêmico há 7 anos.

Posts Relacionados

Escreva seu comentário

Traduzir »